MODELOS DE PLANO DE RECUPERAÇÃO DE DESASTRES E RECEITAS DE BOLO

Não sabe o que é um Plano de Recuperação de Desastres? Clique aqui e descubra!

Desde o primeiro post aqui no blog focado em continuidade de negócios, notei que muitos chegam até o blog através de motores de busca, com pesquisas: Modelo de Plano de Continuidade de Negócios, Modelo de Plano de Recuperação de Desastres e etc.

Claro qualquer pessoa que não conheça determinado assunto, certamente começa a sua pesquisa por modelos, Cheat Sheet e/ou derivados, buscando assim entender e visualizar de forma rápida o assunto desejado.

O que ninguém imagina é que um Plano de Recuperação de Desastres é algo tão particular para cada empresa, para cada cenário que não temos modelo.

Você deve estar se perguntando: Mas não existe modelo?

Voltemos à infância, onde tive a oportunidade de ver minha mãe uma excelente cozinheira com influência da cozinha italiana e espanhola fazendo semanalmente o famoso: bolo de bolo, na realidade é um bolo simples, feito de farinha de trigo, açúcar, fermento sem cobertura ou recheio, somente o bolo de bolo, este bolo com receita já decorada por minha mãe, nem precisava de uma consulta em seus cadernos de receitas. Diferente deste bolo de bolo, não demorava muito para termos festa, seja um aniversário, para termos bolo gelado, floresta negra, ou até mesmo em época de colheita de bananas um delicioso bolo de banana com canela e uva passas; estes diferentes do “bolo de bolo” sempre observava minha mãe consultando os seus cadernos de receita, cheio de recortes e alguns até mesmo um pouco amarelados com o tempo, e o mais interessante, toda às vezes, os bolos saiam com a mesma “cara” e o mesmo sabor, garantindo que seu caderno de receita funciona e que se ela quisesse poderia até vender a receita para terceiros, que neste caso era trocada por outras receitas (observe cozinheiros trocando receita  no dia a dia).

E o modelo de PRD ? O que tem a ver com o bolo?

O Bolo é para lembrar da minha família no interior de SP, e fazer uma propaganda da cozinha de minha mãe, e afirmar: PRD não tem modelo, cada caso é um caso, cada cenário é um cenário, cada ambiente é um ambiente.

Você pode até tentar comprar modelos de planos de continuidade dos negócios (http://www.e-janco.com/drp.htm) mas certamente ele não estará 100% alinhado com teu negócio, imagine: Você tem uma receita onde você pode começar algo parecido entre os planos (temos farinha de trigo na grande maioria dos bolos), mas quando você observar atentamente o seu negócio vai perceber que cada PRD tem diferentes “coberturas e sabores” para cada cenário e ambientes diferente.

Nunca comprei ou até mesmo vi esses Kit’s Plano, mas vai o velho ditado: “quando a esmola é demais o santo desconfia” portando desconfie, cuidado com os modelos procurados na web, ou irá acabar aprendendo conceitos errados sobre o assunto.

Um projeto de continuidade de negócios é algo para ser implementado gradativamente, com resultados a curto, médio e longo prazo, algo que é bem diferente de ir até a padaria do português e pedir um pedaço de bolo de chocolate. Pois consultoria não é Pastelaria, onde se pede um pastel e se tem o mesmo pronto em dois minutos, neste caso, consultoria não é confeitaria!

Boa implementação do SGCN (Sistema de Gestão de Continuidade de Negócios), até a próxima.

5 respostas em “MODELOS DE PLANO DE RECUPERAÇÃO DE DESASTRES E RECEITAS DE BOLO

  1. João,

    Estava realmente pensando nisto e acabei lendo seu artigo. Estou montando o PDR da minha firma e em todo momento me indagam sobre um “modelo de mercado” e sempre dizia a mesma coisa: não existe.

    É um trabalho hercúleo do ponto de vista de não ter um fim propriamente dito pois estará sempre em constante modificação.

    Achei muito bom seu artigo! Parabéns!

    • Olá Daniel! Obrigado pelo comentário e a visita.

      Você está no caminho certo, a visão que os planos estão em constate atualização está correta. Atualize sempre que o negócio mudar ou no minimo anualmente.

      Se precisar de algo escreva.

      Abs,

  2. I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Studying this info So i’m happy to show
    that I have a very just right uncanny feeling I found out exactly what I needed.
    I so much undoubtedly will make sure to don?t omit this website and give it a glance on a relentless
    basis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s